Thursday, March 22, 2007

Hip-Hop Clássicos

Para falar sobre os Clássicos que tem marcado o nosso Hip-Hop, tenho que recuar 10 ou mais anos atrás. Estávamos em 1994 quando a Sony Music lança para o mercado a primeira compilação de Hip-Hop Português, Rapublica. Está compilação juntou os pioneiros que mais tarde seguiram carreiras a solo. Na vasta lista de participação, podemos contar com nomes como: Boss AC. Zona Dread [D-Mars. Jazzy J. Tony MC Dread. Tony]. Black Company, entre outros. Confesso que esta estreia do Hip-Hop, marcou-me pela música – que mais tarde se tornou um Hit – que os Black Company fizeram, estou a falar do “Nadar”. Boss AC demonstrou que a língua é universal e apresentou-se rimado em Inglês e em Português. Este MC mais tarde lançou o seu melhor álbum da sua carreira, que se tornou outro Clássico, “Manda chuva”. Em que o próprio MC fala da primeira compilação de Hip-Hop Nacional. Aproveitando a onda do sucesso inicial, o grupo Black Company lança o primeiro registo: “Geração Rasca”. Este disco meteu uma música numa campanha eleitoral, “Abreu”. Aproveitando um clássico de Rui Veloso, o ultimo álbum dos Black Company teve uma nova versão do “Chico Dread”. Passara muito tempo e muitos clássicos foram lançados, alguns foram esquecidos pelo tempo e outros são reconhecidos. E que os mcs tratem de fechar-se nos seus refúgios e lançarem os seus álbuns, para mais tarde serem reconhecidos como Clássicos.

Por: Hip

12 comments:

Unknown said...

Obrigado Hip por aceitares mais um desafio comigo. Um dia ainda vamos acabar o nosso primeiro desafio e ter muito sucesso, e ainda espero pelo "O meu caderno". Ela a escrita, e nós! Lembras-te ? São caminhos cruzados, always here baby.

Não são só linhas nem muito menos simples linhas. São as nossas linhas conjuntas. Linhas pensadas em sintonia, em conjunto. Não sou só eu a escrever aqui. Somos nós os dois juntos a pensar e a escrever. A juntar as nossas linhas. Não são só vidas. São caminhos que se cruzarem todos os dias, como estas.

Juntos sempre. <3!

Anonymous said...

Sabes bem o que acho destas ideias! :D

Tens o meu apoio a 100% ;)

Boa iniciativa, parabéns aos 2! =)

Keep it !



Bjinhoz

*

McTiTo said...

ta mto sebem o texto mas fixas-te muito nos black company e no boss ac... ao mesmo tempo ouviram-se outros como os MDG por exemplo e os DaWeasel não tardaram muito... mas o mais importante e que para mim devia ai estar é o Gabriel o Pensador, foi o primeiro a lançar a língua lusa para o mundo exterior, é verdade que ele é brasileiro mas representa a língua portuguesa...
boa sorte com este projecto eu passarei por ca sempre que hajam coisas novas =)

Anonymous said...

nao curti pessoalmente e muito a base de rap do passado acho que podias pegar e melhores exemplos da actualidade kisses

Unknown said...

Anonimo o que nos queriamos era mesmo o passado, a seguir já vem o presente :P e temos muito que falar do presente

Anonymous said...

pois é meninos, gostei da iniciativa mas muito mais havia por dizer, sugiro que façam a apresentação da parte 2 desse artigo porque podem mostrar mesmo muita coisa do que se passava antes e da quantidade de artistas que hoje já nao se ouve falar deles. desde já o meu abraço para o grande Hip! e um beijinhu pa doce Baby *

MUSIK

Anonymous said...

continuem com esta boa iniciativa.

siga pra frente

pAz

Anonymous said...

Porreiro o blog ^^
Boa skin ^^
Plos ^^ ja sabes quem sou ^^

Como descobri o blog ^^?

Tens um link po h2hteam ^^

Vi quem nos estava a linkar e achei-te XD ^^

Unknown said...

Vamos estar parados durante um tempo para ver se melhoramos umas coisas.

Obrigado a todos

Anonymous said...

força nisso,tamos à espera ;)

adicionado aos nossos links *

Anonymous said...

Com um grande sorriso na cara digo que vamos ter outro blog, mas este vai ser diferente. :D Vai ser uma prenda de uma pessoa que me deixou super feliz.

Com muita sorte hoje 'a noite o meu projecto que um dia vai ter pernas, abre hoje. :')

Espero contar com todos, Obrigado.


Baby_Baby

H. said...

mt mt bom hip!
Estou de volta :)
dsta vez a serio

bjo